Os principais erros na escolha de câmeras e alarmes
O principal erro que se comete ao pesquisar sobre câmeras e alarmes residenciais é não saber interpretar a situação como um todo para identificar as necessidades. Segurança patrimonial é coisa séria é um eqúivoco muito grande se basear apenas em preço de equipamento. Pode-se errar tanto pela falta quanto pelo excesso, por isso o mais recomendável é sempre ter o parecer de alguém com experiência na área.
Qual o primeiro passo na escolha de câmeras e alarmes?
É fortemente recomendado que o primeiro passo seja consultar um profissional atuante na área que saberá identificar todas as vulnerabilidades do local, bem como todas as necessidades do proprietário. Há situações que são resolvidas com apenas um artifício simples como um sensor em uma porta ou janela, mas, por outro lado, há também instalações mais complexas compostas por vários sensores magnéticos e de presença, câmeras internas e externas, refletores e até dispositivos com avisos sonoros de evacuação.
Outro fator importante é a possibilidade de integração de tecnologias e adição de outros dispositivos caso posteriormente haja a necessidade. Plataformas mais robustas permitem isso e, inclusive, algumas contam com listas enormes de dispositivos cadastrados. Esse fator se torna muito útil ao se pensar em casas inteligentes, pois torna fáceis e eficientes as combinações de ações. A grosso modo, um equipamento interage com o outro, sendo capaz de enviar e receber comandos simultâneos. Uma câmera pode obedecer, por exemplo, um comando vindo de um sensor de presença e vice-versa.
Com fio ou Sem fio?
Esse é outro fator que depende muito do olhar clínico de um profissional do ramo, pois vários fatores vão determinar qual a melhor escolha. Em lugares com grandes áreas a serem cobertas, geralmente, instalamos repetidores de internet ou hubs zigbee para aumentar o sinal de wi-fi e facilitar o uso de dispositivos sem fio. Já em locais de médio porte e com muitas paredes entre os locais a serem monitorados, a instalação é feita com infraestrutura para equipamento cabeado.
Kits de câmeras comprados pela internet
Os kits são montados com um DVR ou uma câmera de uma marca boa apenas para fazer o “chamativo”, pois quase sempre, os outros componentes são de baixíssima qualidade e, inclusive, diversos acessórios importantes não são incorporados, fazendo com que o comprador tenha que adquirí-los à parte.
Esse é o tipo de erro mais comum e, na maioria das vezes, o comprador não demora muito a perceber que não fez a melhor escolha. Esses kits propagam a ilusão de uma vantagem fácil. Quase que na maioria das vezes, quem faz esse tipo de compra sabe nada ou quase nada da área de segurança e monitoramento. Ao preparar uma instalação, o instalador de câmeras faz uma vistoria nos pontos onde serão instaladas as câmeras para definir exatamente o material a ser usado e sempre tem, ao alcance das mãos, muitas soluções paliativas para eventuais problemas de incompatibilidades entre local e infraestrutura.
É fácil conseguir um técnico que instale o kit de câmeras?
Outra dificuldade, talvez a maior, é a procura de alguém disponível para fazer a instalação das câmeras. Os bons técnicos estão todos trabalhando em empresas de segurança e monitoramento 24h ou executando instalações com seu próprio material. A única hipótese de alguém executar esse tipo de serviço é cobrando a empreita sem dar garantia, pois dificilmente alguém com conhecimento na área vai se responsabilizar por equipamentos de terceiros comprados por alguém sem conhecimento suficiente para efetuar uma boa escolha do material.
Às vezes quem compra o kit acaba tentando instalar e configurar, mesmo sem o devido conhecimento e isso é outro erro. Um leigo jamais fará uma instalação tão boa quanto uma empresa de instalação de câmeras e alarmes e, quase sempre, vai acabar pagando um técnico para fazer as correções e colocar o sistema para funcionar.
Colocando tudo na ponta do lápis, chega-se à conclusão de que a compra do kit que parecia ser um excelente negócio, acaba saindo mais caro do que contratar uma empresa de instalação.