Dicas para prevenir invasões e furtos durante as férias 

Reforce o Controle de Acesso no Condomínio 

Durante as férias, os condomínios podem ficar mais vulneráveis a invasões. Para evitar isso, é fundamental seguir as regras e procedimentos de controle de acesso já existentes. É de extrema importância não permitir exceções nesse período. Algumas medidas incluem: 

Passa-volumes: 

Utilização de passa-volumes para que as entregas possam entrar no condomínio sem a presença de entregadores. 

Controle de Visitantes: 

Reforce o controle de acesso para visitantes e exija documentação e dados pertinentes à empresa em que trabalham os prestadores de serviço. 

Atenção às encomendas: 

 Com o aumento das entregas durante as festas, é comum vermos entregadores circulando pelo condomínio.

Para evitar fragilidades na segurança: 

Instalação de Câmeras de Segurança: Se faz necessário instalar um bom sistema de monitoramento por câmeras de segurança para que todo o perímetro seja visualizado em tempo real e as respectivas gravações possam ser acessadas para consultas posteriores em caso de invasões. Um bom instalador de câmeras vai distribuir e posicionar as câmeras de uma maneira que todas as áreas sejam monitoradas. 

Fechaduras Inteligentes: Considere fechaduras digitais para um controle mais rigoroso das pessoas com acesso às suas portas. Hoje em dia, praticamente todos os modelos possuem conetividade com a internete e enviam alertas para os smartphones cadastrados no software de gerenciamento. 

Nunca revele valores: Evite revelar valores ou quantidade de joias para estranhos. Mesmo que a pessoa seja de confiança, ela pode, sem intenção, comentar com alguém e esses fazer com que esses dados cheguem ao conhecimento de outras pessoas mal intencionadas. 

Orçamento Rápido

Festas: As datas comemorativas costumam provocar um aumento substancial na quantidade de pessoas circulando. Para manter a segurança, considere monitorar com mais frequência as áreas comuns usando aplicativo de visualização das câmeras de segurança.

Equipamentos de Segurança Residencial: Além das medidas no condomínio, invista em equipamentos de proteção para sua casa. 

Monitoramento: Instale câmeras de monitoramento nas áreas internas e as configure para que efetuem o modo “varredura”. Isso fará com que elas ajam como sensores de presença e enviem para você alertas sonoros e visuais, no seu aparelho de celular, imediatamente, caso haja uma invasão. 

Alarme com Sensores: Utilize um sistema de alarme confiável para detectar invasões por arrombamento de portas ou janelas. 

Fechaduras Digitais: Substitua chaves por fechaduras que permitem acesso por senha ou biometria.

Automação Residencial: Instale tomadas e interruptores inteligentes para que possa controlar luzes e dispositivos remotamente, dando a entender que existem pessoas em casa. 

Outras dicas não menos importantes 

Quando estver viajando, desligue aparelhos eletrônicos para evitar desperdício de energia. Deixe em stand-by apenas os equipamentos que você possa controlar remotamente.
Peça para um vizinho recolher correspondências e verificar a casa para que o excesso de papéis de propagandas não evidencie que todos os moradores estão viajando. Peça também para que ele dê uma atenção especial à verificação de linhas amarradas ou palitinhos enfiados nas grades e portões, pois os criminosos se utilizam desse truque de amarrar uma linha de costura, quase imperceptível, ou enfiar palitos, para verificar se o portão foi aberto nos últimos dias. Caso a linha ou palito perdure na mesma posição por dois ou três dias, isso significa que ninguém abriu o portão em questão e então eles invadem e efetuam o roubo.
Não compartilhe planos nas redes sociais. Evite divulgar que está viajando, pois casas vazias são os principais alvos dos ladrões durante o período de férias.

Com essas dicas, você estará mais preparado para proteger sua casa durante as férias. Lembre-se de sempre contratar um profissional com experiência na área de segurança residencial para executar a instalação e configuração desses equipamentos citados. Segurança é algo que sempre temos que classificar como “muito importante” e garantir que o assunto seja tratado com seriedade por profissionais preparados.