Alarme com Sensor de Presença
Não há como falar sobre segurança residencial sem citar sensores de presença. Tudo em um projeto de segurança contra intrusão parte de sensores e, apesar de existirem inúmeros tipos, marcas e modelos, os mais usados ainda são os sensores de presença.
Os sistemas de alarme residencial dependem de detecção de invasões e esse tipo de sensor consegue identificar presença e movimento em seu raio de detecção. O funcionamento é bastante eficaz e possui algumas opções de ajuste de sensibilidade, alcance etc.
Já há no mercado soluções combinadas de sensore de presença com câmera embutida, mas são usuais em apenas algumas situações.
A maioria dos sensores de presença trabalha na condição NF (normalmente fechado) e possui proteções que atuam em caso de rompimento do cabo ou curto proposital.
O sensor detecta a invasão e, imediatamente, a central aciona suas rotinas de sirene, notificações etc. Quando a programação é elaborada para atuar apenas em situação de laço cruzado, o alarme vai disparar quando a detecção for feita por dois ou mais sensores previamente selecionados.
Alguns modelos de sensores de presença cobrem grandes áreas, sendo assim, mais indicados para serem usados nessa situação. O sensores microprocessados possuem recursos muito interessantes como envio pela internet de imagens capturadas no momento de uma eventual invasão.
Quanto aos modelos com ou sem fio, o funcionamento é praticamente o mesmo, mudando apenas a alimentação, que na opção sem fio é alimentado por pilhas.
Quando a instalação envolve sensores para áreas externas (à prova d’água) a escolha tem que ser mais criteriosa, pois envolve algumas características a mais como a necessidade de se evitar falsos disparos, durabilidade do material, classe de isolaçao (IP66) e preço um pouco mais alto.
Em locais onde a detecção exige mais precisão são usados sensores com dois métodos de detecção: infravermelho que detecta a variação de calor e micro-ondas que detecta movimento e variação de massa para garantir que seja identificado o invasor mesmo que camufle a temperatura corporal.