Como escolher câmeras de segurança?
As Câmeras de segurança chegaram em um nível muito elevado de modernidade e praticidade. Hoje em dia há tantos recursos embutidos em uma simples câmera que se faz muito necessário um pouco de conhecimento técnico para escolher a melhor opção, pois por mais tempo que se use pesquisando, as possibilidades são tantas que o mais indicado é entrar em contato com uma empresa de instalação e deixar essa tarefa a cargo de um técnico.
As câmeras mais modernas já contam com soluções que envolvem inteligência artificial embutidas em poderosíssimos algorítimos.
Há, por exemplo, equipamentos de monitoramento em que as câmeras possuem meios de fazer contagens de indivíduos, reconhecimento facial, identificação de movimentos suspeitos etc.
As câmeras com capacidade de executar ações por comparações automáticas são chamadas de câmeras com vídeo analítico e podem, através de programações prévias, tomar atitudes que, antigamente, precisariam de um ou mais funcionários para serem executadas.
Em se tratando de câmeras residenciais para interiores, há opções muito interessantes e uma gama enorme de possibilidades de atrelar mais equipamentos na mesma instalação, inclusive, suportados pelo mesmo aplicativo. Babás inteligentes, video-porteiros, tomadas, relés, sensores de movimento, sensores de presença, detectores de gás, detectores de fumaça, sirenes etc.
Os grandes fabricantes têm se empenhado muito em incorporar o máximo de equipamentos em uma mesma plataforma para tornar mais simples as instalações e o controle de tudo. As empresas que possuem aplicativos próprios como Intelbras e JFL são excelentes opções pelo longo tempo de presença no mercado e pela alta qualidade de seus produtos.
Caso a instalação seja mais complexa por envolver quantidade e diversidade maior de dispositivos, as melhores soluções são Tuya e Zigbee, pois possuem uma infinidade de aparelhos cadastrados em seu app, podendo assim realizar projetos de casa inteligente com muita eficiência e praticidade.
Outro fator a ser levado em conta na hora de escolher as câmeras é a compatibilidade com os assistentes virtuais Alexa e Google. Os dispositivos Tuya e Zigbee permitem essa integração e dão a possibilidade de fazer a criação de “Cenas”. Através desse recurso é possível fazer combinações muito interessantes como, por exemplo, programar cortinas se abrindo e luzes acendendo sempre que uma câmera detecte alguém entrando no ambiente.
Esse é só um pequeno exemplo de uma variedade imensa de possibilidades suportadas pela plataforma Tuya.
A escolha das câmeras desencadeia uma série de opções de combinações muito interessantes e, por isso, talvez, a melhor opção seja consultar uma empresa, um vendedor ou, de preferência, um instalador.