Investimento a longo prazo compensa
Quando aparece a oportunidade ou necessidade de investir em segurança residencial, quase sempre, a primeira ideia que vem à mente é ir comprando aos poucos para não sobrecarregar o orçamento. Isso não é de todo errado, pois nem todos têm condições financeiras de comprar tudo de uma vez, mas ha alguns fatores a serem levados em conta que só sabe quem está no ramo.
Um dos melhores recursos dos últimos tempos na área de automação residencial e casas inteligentes foi a criação de plataformas que permitem adicionar vários tipos de equipamentos no mesmo aplicativo de controle. Isso facilita muito, pois já se pode, por exemplo, controlar, no mesmo app: câmeras, tomadas inteligentes, alarme residencial, cortinas automáticas, lâmpadas, abertura de portões etc. Um bom técnico vai analisar bem o imóvel, as necessidades e as vulnerabilidades para poder oferecer um produto inicial já antevendo a adição de muitos outros.
Novas plataformas de segurança residencial
Existem plataformas que adicionam constantemente mais produtos ao seu aplicativo e as plataformas proprietárias que são empresas que, por já estarem consolidadas no mercado, criaram softwares que só permitem que se adicione equipamentos de fabricação própria.
Seja lá qual forem as necessidades, é sempre recomendado que se consulte alguém do ramo, pois, todos os dias, pessoas pensando em economizar compram equipamento errado, não conseguem instalar corretamente e muito menos adicionar outros dispositivos futuramente caso precisem.
Os softwares de automação residencial já contam com um recurso maravilhoso e extremamente útil chamado “criação de cenas”. As Cenas permitem que sejam feitas combinações de ações com vários equipamentos ao mesmo tempo. Pode-se, por exemplo, condicionar o uso de cortinas elétricas, lâmpadas, TV e ar condicionado a uma câmera de segurança ou um comando da Alexa, para que o ambiente seja preparado automaticamente para que você assista seu filme em condições pré-estabelecidas. A melhor parte é que tudo isso pode ser programado e executado do mesmo app de celular usado para controlar o alarme residencial e as câmeras de segurança.
Tudo ficou mais simples com a unificação, pois o usuário vai depender de um único aplicativo para centralizar tarefas que usariam muitos controles remotos e vários apps.
Você deve estar se perguntando: mas e se acabar a energia elétrica ou a internet parar de funcionar? Bem, isso também é programável e o funcionamento volta à condição analógica, ou seja, os interruptores passam a funcionar de maneira mecânica, o alarme continuaria ativo, pois possui bateria interna e os outros dispositivos devem ser tratados individualmente com adição de nobreaks etc.
Ao pensar em segurança residencial, é sempre fundamental consultar um técnico da área. Não é recomendado comprar equipamentos pela internet e tentar instalar sozinho.